segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Grão a Grão...

27 de Setembro de 2010


Ouve-se com frequência, de gente com responsabilidades, que determinados cortes nas despesas deste ou aquele sector público não são relevantes, já que pouco representariam no combate ao défice. Alegam eles que isso só é possível com profundas e grandes alterações.
Não ignoro que são necessárias medidas estruturais, mas desconfio que a argumentação de quem minimiza ou ridiculariza as pequenas poupanças, revela receio de que lhes possam mexer nos seus privilégios pessoais.
Grão a grão enche a galinha o papo, diz o povo com razão. Pois também a soma das pequenas poupanças acabará por ter grande influência no combate ao défice; mas, mesmo que insuficiente, só o facto de se moralizarem gastos luxuosos de uns tantos (utilização de viaturas do Estado, cartões de crédito e muitos outros privilégios de que apenas suspeitamos) será uma medida exemplar absolutamente necessária, particularmente numa altura em que estão a ser pedidos sacrifícios a quem já pouco pode dar.
Reconheço que a situação está difícil, mas precisamente por isso é que o Governo, este ou outro, deve ser rigoroso e justo na exigência dos esforços pedidos aos cidadãos.

Sem comentários:

Enviar um comentário