quinta-feira, 30 de julho de 2009

Que Inovação?

30 de Julho de 2009


Os tempos de hoje são da chamada Sociedade de Informação.Os avanços tecnológicos permitem-nos partilhar conhecimentos e informação em tempo real e em qualquer local.
A maior ou menor competitividade de países e regiões é proporcional ao grau de desenvolvimento destas novas áreas.
A Finlândia foi um país pobre até à década de 50;hoje,graças à aposta na tecnologia de informação e respectivas redes,tem um dos melhores níveis de vida do mundo.
Em Portugal, só nestes últimos anos se começou a investir neste sector.O chamado Plano Tecnológico é o ai-jesus do Governo.
No entanto,esta febre de inovação não pode fazer esquecer ou mesmo ignorar o profundo atraso com que se debatem muitas zonas do país.
No caso concreto da nossa região,bastará estar atento às frequentes queixas e desabafos veiculadas pelo Jornal de Arganil para se ter consciência da situação terceiro-mundista existente em muitas das nossas aldeias.
Há meses, este Jornal titulava:” Povoações do Alto Ceira isoladas do Mundo”.Dizia a notícia: ...no séc.XXI, estas povoações(cinco da freguesia de Fajão) ficam constantemente isoladas do mundo,pois nem há rede móvel:uma simples rajada de vento ou trovão eram suficientes para avariar a cabina de distribuição da PT. Neste caso ,em plena quadra natalícia, o isolamento durou uma semana!
Há poucos dias,era a voz das aldeias de Saião e Salgado,do concelho de Góis,que manifestava descontentamento pelas constantes avarias nos telefones e o impedimento de acesso à Internet.
Quando o Governo tanto se orgulha da aposta na inovação,não pode deixar de exigir à PT e outros operadores a quem foi concessionado este serviço público que o tornem acessível, em pé de igualdade, a todos os portugueses.

Sem comentários:

Enviar um comentário