quinta-feira, 23 de abril de 2009

25 DE ABRIL

23 de Abril de 2009



Quem me vem acompanhando nestes escritos semanais estranharia se não me referisse ao 25 de Abril de 74, cujo aniversário se festeja no próximo sábado.
Para quem viveu no tempo em que não era possível exprimir livremente opiniões; em que o medo era uma constante e a maioria das famílias sofria as consequências duma guerra colonial já sem qualquer sentido, a Revolução de Abril foi, antes de mais, motivo de grande alegria.
Mas foi-o também de esperança num futuro mais justo para todos os portugueses.
E se é verdade que, decorridos 35 anos, o saldo é extremamente positivo, reconheço que muitas expectativas e promessas foram-se perdendo com o tempo.
Daí que qualquer tipo de comemoração ou festejo desta data só faça sentido se nos fizer pensar e agir para concretizar ou melhorar as promessas anunciadas nesse Abril de 74.
O programa sintetizava-se nos chamados três D’s: Democracia, Descolonização e Desenvolvimento.
Resolvido o problema da Descolonização, ainda faz sentido (cada vez mais, aliás) lutar por uma Democracia melhor e por um Desenvolvimento justo e sustentável.
Melhor Democracia pressupõe mais participação, mais verdade e ética; Desenvolvimento exige mais justiça e menos desigualdade social.
A melhor homenagem a quem sonhou e lutou para que o 25 de Abril fosse possível é continuar a trabalhar para a concretização dos seus ideais.

Sem comentários:

Enviar um comentário