quinta-feira, 11 de março de 2010

Vamos Limpar Portugal

11 de Março de 2020


Os Antigos reconheciam determinados bens como “dádivas de Deus” porque, sendo essenciais para a sobrevivência da humanidade, são pertença de todos: os chamados Bens Comuns.Destes, os principais são a Água, Ar e Terra. Mesmo que alguns sejam hoje maioritariamente propriedade privada, como a Terra, por exemplo, nem por isso a comunidade deixa de ter responsabilidade pela sua preservação.
Com efeito, não é aceitável que, qualquer um, por ser proprietário dum terreno, nele possa cometer atentados ambientais.
Caminhamos para a ruína sempre que cada um individualmente se julgue com liberdade de, em benefício próprio, poder atentar contra os Bens Comuns.
Além da responsabilidade dos Estados, é aos cidadãos que compete a grande tarefa de zelar por aquilo que é de todos nós.
Individualmente, no nosso comportamento diário, temos imensas oportunidades de o fazer. No entanto, só através de acções colectivas esse trabalho se torna verdadeiramente eficaz.
É neste contexto que devemos participar no Projecto Limpar Portugal (PLP) programado para o próximo sábado.
O excelente artigo de Patrick Dias da Cunha publicado neste Jornal em 25 de Fevereiro é suficientemente esclarecedor. Congratulo-me com o trabalho já feito e reforço o apelo a uma grande participação.
A terminar, não resisto, no entanto, a esta citação:”A terra não é apenas algo que herdamos dos nossos antepassados; a terra é, sobretudo, algo que pedimos emprestado aos nossos filhos”.

Sem comentários:

Enviar um comentário