quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Pela Paz

31 de Dezembro de 2009


Não terá sido por acaso que o primeiro dia do ano foi escolhido como Dia Mundial da Paz.
É o principal sonho da Humanidade;sem ela os outros direitos dificilmente serão cumpridos.
Apesar disso,se olharmos para a história ao longo dos séculos,o que mais recordamos são narrações de guerras e conflitos. A História de Portugal que há uns anos nos ensinavam na escola primária era disso um exemplo:as intermináveis guerras com os Mouros,Castelhanos e sei lá quem mais.
Hoje as guerras são outras,mas nem por isso o mundo tem mais paz,muito pelo contrário.
Em muitas zonas do Globo,mas particularmente em África,Ásia e Médio Oriente ,há conflitos armados que ameaçam a estabilidade .Enquanto isso, perdura e agrava-se mesmo uma outra “guerra”que tem a ver com a pobreza e todas as suas consequências.Não teremos paz enquanto persistir a pobreza.
A paz alcança-se combatendo tudo aquilo que a ameaça.Onde há conflitos armados é imperioso que se fomente a tolerância e o diálogo,mas é sobretudo necessário que se combata a ganância subjacente aos negócios das guerras,tais como o comércio de armas.Enquanto se fabricarem e traficarem sem controlo não deixaremos de ter notícias de carnificinas;pede-se coragem aos governantes para decretarem o fim deste mortífero negócio.
Por outro lado, é preciso despertar as consciências para a situação absolutamente miserável em que sobrevive mais de um terço da humanidade.
Pela Paz temos que recusar as armas e a indiferença e optar pelo diálogo,bom senso e amor.

Sem comentários:

Enviar um comentário