quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Direitos Humanos

10 de Dezembro de 2009




Foi a 10 de Dezembro de 1948 que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Declaração Universal dos Direitos do Homem.
São 30 artigos,todos importantes.No meu entender,se levado às últimas consequências,o Artª 1ºseria suficiente para significar os direitos do ser humano:Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos.Dotados de razão e consciência,devem agir uns para com os outros em espirito de fraternidade.
Decorridos mais de 60 anos ,constatamos que os Direitos não só não são cumpridos,como são sistematicamente violados.
Memorizando todos os artigos da Carta,na minha opinião a principal causa da sua frequente violação é a situação de pobreza com que se confronta grande parte da humanidade (20% sobrevive com pouco mais de meio euro por dia). É impossível garantir direitos sociais,politicos,culturais ou outros a pessoas numa situação tão degradante.
Aceitando que todos nascemos “iguais em dignidade e direitos” e que devemos agir “uns para com os outros em espirito de fraternidade”, é urgente vencer o flagelo da pobreza se queremos praticar os Direitos Humanos.
Num inquérito recente concluiu-se que a luta contra a pobreza no mundo e em Portugal é a questão que mais preocupa os portugueses.Boa razão para incentivar o poder político a encarar a sério este problema.
Salvaguardando casos excepcionais,como o de muitos idosos e crianças ,não é com subsídios que se combate a pobreza.Pelo contrário,será criando condições de trabalho e remuneração justas.Não acredito no fim da crise enquanto o desemprego aumenta;nunca sairemos verdadeiramente dela enquanto persistirem as escandalosas desigualdades sociais.Não haverá recuperação económica sem que sejam respeitadas as necessidades das pessoas.Serão sempre violados os Direitos Humanos onde e quando houver pobreza.

1 comentário:

  1. Parabéns pela matéria e pela militância.


    LEIA ARTIGO QUE ESCREVI SOBRE OS 61 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITO HUMANOS NO MEU BLOG: www.valdecyalves.blogspot.com

    ResponderEliminar