quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Ambiente com Futuro

17 de Dezembro de 2009



Está a terminar em Copenhaga,capital da Dinamarca,a Conferência do Clima.Quando escrevo ainda não sei que conclusões de lá sairão,mas é absolutamente urgente que os países aí reunidos encontrem respostas para minimizar as alterações climáticas que estão a pôr em risco a sobrevivência da humanidade.
Com o aumento da população, a cada vez maior redução de solos aráveis,a escassez de água e o aumento da poluição, caminhamos para a catástrofe se não mudarmos de hábitos e não forem encontradas alternativas.As frequentes anomalias climáticas manifestadas por cheias,secas,furacões,incêndios e outras,são aviso sério.
É óbvio que as decisivas medidas têm que ser encontradas ao mais alto nível,já que são precisamente os grandes países,como a China,Estados Unidos da América,Rússia,India os que mais contribuem para a poluição.É de exigir e esperar que os respectivos governos sejam os primeiros a assumir as suas responsabilidades,adoptando medidas que reduzam os factores de poluição.Ainda assim,é responsabilidade de todos e cada um de nós cidadãos contribuir para um melhor futuro ambiental.
Muito por ignorância,mas também por comodismo ou desleixo,nem sempre a nossa prática diária corresponde à defesa do ambiente.A água que desperdiçamos,a electricidade que não poupamos,a utilização do automóvel particular em vez do transporte público,o pouco cuidado na recolha e selecção dos lixos ...são apenas alguns exemplos.
Atrevo-me a sugerir ,a quem ainda o não fez, uma acção concreta:Troquem já as lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras,tanto mais que a partir de 2012 aquelas serão banidas do mercado. Com esta simples medida poupar-se-á 80% de energia eléctrica.

Sem comentários:

Enviar um comentário