quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Fernando Valle

26 de Novembro de 2009



Faz hoje cinco anos que este “cidadão exemplar” nos deixou.
O seu combate foi sempre pela Liberdade,Igualdade e Fraternidade.
Foi no contacto diário com os seus conterrâneos que defendeu estas causas.Por isso foi prejudicado na sua vida profissional e perseguido pela PIDE.
No entanto,apesar do país viver sufocado pelo medo que a ditadura impunha,nunca faltou ao Dr. Fernando a solidariedade corajosa do povo.Ele mesmo o reconheceu quando afirmava:”o apoio do povo é que sempre me valeu”.
Foi assim em 1962 quando,preso no Aljube,é ajudado por um patrício que aí presta serviço como barbeiro:”sou de Alvares,conheço muita gente de Arganil e as pessoas de lá querem saber se estava aqui preso.Precisa de alguma coisa de lá de fora?”.
É também por essa altura,estando ainda preso, que os pobres de Coja lhe manifestam por escrito a sua solidariedade.
Quando,em 1971,lhe fecham o consultório em Arganil, o povo anónimo vai buscá-lo a Coja,em ombros,nas barbas da PIDE.
Ainda nesse ano ,músicos da Filarmónica Arganilense arrombam as portas da Casa do Povo para tomar os instrumentos com que festejaram a sua recepção;tendo sido presos,logo Fernando Valle corre à PIDE em Coimbra:”se tem de se prender alguém,não são os músicos,é a mim”.
No 1º de Maio de 1974,conquistada a Liberdade,poderia dizer aos seus conterrâneos da varanda dos Paços do Concelho:
“Eu espero que voçês,nesta Câmara Municipal que neste momento nós representamos,sintam que esta é a vossa casa,sintam que têm o dever imperioso de vir aqui dizer o que pensam e a maneira como hão-de resolver-se os problemas”.
É este o Homem que sempre esteve com o seu povo;por isso nunca será esquecido e permanecerá como exemplo.
NB-Citações e outras referências foram extraídas da excelente biografia Fernando Valle-Um Aristocrata de Esquerda do jornalista Fernando Madaíl

Sem comentários:

Enviar um comentário