sexta-feira, 29 de maio de 2009

Somos Todos Responsáveis

28 de Maio de 2009




A pretexto das mais diversas questões é vulgar ouvir-se:”o Governo não faz...eles...ninguém faz nada...”Sempre os outros;poucas vezes nos interrogamos acerca do que individualmente podemos e devemos fazer .
Sem minimizar as responsabilidades do Estado,a verdade é que ele será melhor ou pior consoante as pessoas exerçam ou não a plenitude dos seus direitos e deveres.
Pretendo dizer que o contributo individual é essencial para um Portugal melhor.
Parafraseando Kennedy,em qualquer momento da nossa vida e sempre que exigirmos do Estado, cada um de nós se deve questionar acerca do que pode e deve ser a sua cooperação.
E nem sequer se pede que façamos grandes coisas:apenas que sejamos solidariamente responsáveis no nosso dia a dia.
Vivemos em comunidade e dependemos uns dos outros.Enriquecemo-nos com o convívio e bom ambiente que construirmos à nossa volta:a sociedade será consequência dos nossos pequenos actos individuais.Aproveitando a circunstância de hoje se comemorar o Dia do Ambiente deixo aqui um pequeno exemplo/desafio das pequenas coisas que podemos fazer:Se eu,os meus vizinhos e todos os outros mantivermos limpas as nossas testadas,teremos as nossas ruas mais limpas,aldeias mais lindas e, afinal,um país mais saudável

Sem comentários:

Enviar um comentário