quinta-feira, 20 de maio de 2010

Poder Local

20 de Maio de 2010


Porque hoje se comemora o Dia da Autonomia do Poder Local, vem a propósito abordar algumas questões relacionadas.
O 25 de Abril de 1974,é sempre bom lembrá-lo, tornou possível a Democracia em Portugal.Com ela, o Poder Local foi a grande conquista e um forte contributo para a sua consolidação.
Reconheço, no entanto, que as expectativas relativas à sua prática ainda estão aquém do que seria desejável e necessário.
Na verdade, porque mais próximos das pessoas e da realidade, seria expectável que a vivência da Democracia nos Órgãos Autárquicos fosse diferente e melhor do que no Poder Central. Enquanto para este votamos quase sempre em representantes e programas que conhecemos mal, quando escolhemos Autarcas, temos mais possibilidades de os conhecer.
Em teoria é assim, no entanto e infelizmente, muitas vezes isso não acontece.
O mal começa logo quando os Partidos, muitas vezes apenas preocupados em ganhar mais uma Câmara, propõem nomes mais ou menos mediáticos, mas sem qualquer ligação ou conhecimento do Concelho; agrava-se sempre que factores ideológicos e partidários se sobrepõem às preocupações e necessidades das pessoas.
Porque o desenvolvimento sustentado do Concelho deve ser o primeiro objectivo de qualquer bom Autarca, exigem-se dos candidatos, além do necessário conhecimento das realidades locais, qualidades de gestão, coordenação, iniciativa e muito empenhamento.
Seria desejável que os partidos ou grupos de cidadãos, ao proporem os seus candidatos para a Autarquia, valorizassem mais o passado e obra dos propostos do que as promessas ou mediatismo.
Serei idealista, mas sou dos que acreditam e defendem que o Poder Local reúne boas condições para o exercício da Democracia Participativa, ou seja, um espaço onde os cidadãos, através das suas várias associações representativas, sejam chamados a participar: reforçaria a legitimidade e autonomia do Poder Local.

Sem comentários:

Enviar um comentário