quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Agricultura Familiar

22 de Outubro de 2009


Na sequência do que dizia na semana passada a propósito do regresso às suas terras de muitos desempregados e reformados ainda activos ,hoje falarei da Agricultura Familiar,que tão ignorada tem sido pelos sucessivos governos.
No Brasil,no âmbito do Ministério do Desenvolvimento Agrário,existe a Secretaria da Agricultura Familiar.Um dos objectivos é “valorizar e divulgar o conceito da agricultura familiar como actividade económica fundamental para o desenvolvimento sócio-económico sustentado do meio rural”.
Em Portugal pouco se fala deste assunto e ,no entanto,o nosso país tem as melhores condições para que se incentive este sector , já que temos diversidade de territórios rurais e de agricultura.Precisamos de flexibilizar e descentralizar as acções de apoio à agricultura familiar.
Se queremos manter vivo o interior, temos que promover o desenvolvimento rural.Este,para ser sustentável,tem que se apoiar na pequena agricultura familiar ou mesmo a tempo parcial.Na continuidade desta,outras actividades se desenvolverão,tais como a silvicultura,artesanato,turismo,etc.
Como dizia:é preciso aproveitar a circunstância deste retorno à terra,de modo que possa representar uma boa alternativa em tempo de crise.

Sem comentários:

Enviar um comentário