sexta-feira, 26 de junho de 2009

Imprensa Regional

25 de Junh0 de 2009


Assinante,leitor e antigo colaborador de A Comarca de Arganil sinto mágoa pela situação em que se encontra.
Só razões muito fortes e seriamente ponderadas poderão ter forçado a suspender uma publicação que ,sem interrupções,vinha desde 1901.
O movimento associativo ficou mais pobre.Seja qual for o futuro,o honroso passado de A Comarca de Arganil nunca será ignorado:a história da nossa região ao longo destes 108 anos está nas suas páginas.Daí que se imponha o reconhecimento de todos os que vivem e se interessam pelo desenvolvimento regional.
Dito isto,que é de elementar justiça,vem a propósito reflectir acerca da importância da imprensa regional,particularmente numa região como a nossa,sistematicamente ignorada.
Vivemos tempos em que é mais fácil saber o que acontece em partes longínquas do mundo do que o que se passa à nossa volta:temos notícia do que vai fazendo o Obama na América,por exemplo,mas ignoramos frequentemente o que se faz ou não faz na nossa Câmara ou Junta de Freguesia.
A imprensa regional deve servir para informar acerca do que interessa ao nosso quotidiano.
Porque a nossa região se caracterizava por forte migração,os jornais regionais começaram por ser a “carta de família”que levava as noticias .Para além disso, hoje pede-se bem mais:informação isenta,mas interventiva na defesa das causas cívicas,particularmente associativas e regionais.
Os órgãos de poder,governo e autarquias,têm obrigação de incentivar a existência destes instrumentos de cidadania,mas tem que ser a sociedade a garantir a sua independência e intervenção.

Sem comentários:

Enviar um comentário