19 de Março de 2009
Porque hoje é o Dia do Pai, lembrei-me destas três vertentes, fundamentais para uma sociedade melhor.
Os nossos filhos são seres únicos que devem ser ajudados e preparados para o futuro, tendo em conta as suas próprias características.
Os pais e a escola são essenciais neste processo educativo: complementam-se.
Há pais que delegam na escola toda a responsabilidade pela educação; ouve-se-lhes com frequência: não sei o que andas a fazer na escola.
Há professores que se queixam para os alunos: não tens educação nenhuma, não sei o que te ensinam em casa.
Enquanto uns e outros assim procedem, não há condições para uma boa educação.
Os jovens precisam de sentir coerência nos métodos e autoridade, seja por parte dos pais, seja dos professores. Para isso, pais e escola deverão manter um diálogo permanente.
Neste aspecto, cabe à escola a responsabilidade por criar mecanismos e condições que incentivem esta ligação. Uma boa escola tem também que se preocupar com ajudar os pais.
O sucesso da escola depende em grande medida do acompanhamento familiar.
Competindo à escola a iniciativa de estimular a relação com os pais, não podem estes desinteressar-se do acompanhamento escolar dos seus filhos.
O desenvolvimento integral dos jovens só é possível com o trabalho conjunto de pais e escola: rigoroso e coerente.
Porque hoje é o Dia do Pai, lembrei-me destas três vertentes, fundamentais para uma sociedade melhor.
Os nossos filhos são seres únicos que devem ser ajudados e preparados para o futuro, tendo em conta as suas próprias características.
Os pais e a escola são essenciais neste processo educativo: complementam-se.
Há pais que delegam na escola toda a responsabilidade pela educação; ouve-se-lhes com frequência: não sei o que andas a fazer na escola.
Há professores que se queixam para os alunos: não tens educação nenhuma, não sei o que te ensinam em casa.
Enquanto uns e outros assim procedem, não há condições para uma boa educação.
Os jovens precisam de sentir coerência nos métodos e autoridade, seja por parte dos pais, seja dos professores. Para isso, pais e escola deverão manter um diálogo permanente.
Neste aspecto, cabe à escola a responsabilidade por criar mecanismos e condições que incentivem esta ligação. Uma boa escola tem também que se preocupar com ajudar os pais.
O sucesso da escola depende em grande medida do acompanhamento familiar.
Competindo à escola a iniciativa de estimular a relação com os pais, não podem estes desinteressar-se do acompanhamento escolar dos seus filhos.
O desenvolvimento integral dos jovens só é possível com o trabalho conjunto de pais e escola: rigoroso e coerente.
Sem comentários:
Enviar um comentário